terça-feira, 3 de outubro de 2023

Frederick Herzberg, é o pai da Teoria dos Dois Fatores

O “Pai da Administração” de hoje é o americano Frederick Herzberg, um dos mais reconhecidos psicólogos que desenvolveu as teorias organizacionais no século passado. Os seus estudos sobre as condições que motivam os colaboradores no ambiente de trabalho, bem como a criação da Teoria dos Dois Fatores, lhe renderam fama entre os estudiosos da administração. 

Seus estudos influenciaram determinantemente a forma como as empresas passaram a enxergar e gerenciar seus colaboradores. A partir deles, muitas organizações se tornaram mais produtivas e eficazes, aumentando a produção, sem necessariamente contratar mais pessoas. 

Neste artigo, abordaremos aspectos da vida de Herzberg, sua formação universitária, as principais ideias desenvolvidas pelo autor, inclusive a Teoria dos Dois Fatores e como as empresas podem se beneficiar dela. 

Infância e juventude de Herzberg 

Nascido Frederick Irving Herzberg, na cidade de Lynn, estado de Massachusetts, Estados Unidos, em 18 de abril de 1923. Herzberg cresceu sob a orientação de uma família judia tradicional que enfatizava a importância da educação e da comunidade. 

O seu pai era dono de uma loja de roupas masculinas, já a sua mãe era professora de educação infantil. A origem da sua família é da Lituânia, e a formação que recebeu em casa foi determinante não apenas para a condução da sua vida, como também refletiu em seus estudos e na sua atuação profissional. 

Durante sua infância, Herzberg se interessou pela música, o que o levou a aprender a tocar violino e piano. Outra característica marcante da sua personalidade, era porque se destacava por ser um leitor voraz. Os temas de maior interesse eram filosofia e psicologia. Quando adolescente, envolveu-se em organizações juvenis judaicas e se tornou um líder bastante ativo entre os jovens. 

Formação acadêmica 

Desde muito novo, Herzberg havia demonstrado forte inclinação para a via acadêmica. Ele fez a sua graduação em psicologia pela Universidade de Nova Iorque e concluiu o curso em 1946.

O mestrado e doutorado foram pela Universidade de Pittsburgh. A sua tese de doutorado foi escrita a partir das observações e estudos dentro de uma fábrica de fertilizantes, foi intitulada "Atitudes de maquinistas em relação ao trabalho". 

Após a conclusão de seus estudos, Herzberg se tornou professor de psicologia na Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio. Foi a partir de então que ele deu os primeiros passos para desenvolver as suas teorias sobre a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho, e foram esses estudos que o tornou conhecido mundialmente no meio empresarial. 

Principais ideias de Herzberg 

A teoria de Herzberg sobre a motivação no trabalho é conhecida como "Teoria dos dois fatores". Ele identificou dois tipos diferentes de fatores que influenciam a motivação no trabalho: fatores higiênicos e fatores motivacionais. 

Fatores higiênicos são aqueles que são necessários para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, mas não aumentam a motivação dos funcionários. Isso inclui salário, benefícios, condições de trabalho e relacionamentos com colegas e supervisores. 

Por outro lado, os fatores motivacionais são aqueles que aumentam a motivação dos funcionários e os levam a alcançar seus objetivos. Isso inclui o trabalho em si, a possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento e responsabilidade. 

Segundo Herzberg, os fatores higiênicos são necessários para evitar a insatisfação no trabalho, mas não são suficientes para aumentar a motivação dos funcionários. Para isso, é necessário oferecer fatores motivacionais, que são os que realmente levam à satisfação no trabalho. 

As conclusões de Herzberg foram vanguardistas na sua época, a partir delas, as organizações passaram a entender que é preciso ir além da remuneração para manter seus colaboradores motivados e felizes. Nos dias de hoje é bastante comum falar sobre o “salário emocional”, e Herzberg foi um dos propulsores dessa ideia. 

A Teoria dos Dois Fatores 

A teoria formulada por Herzberg é uma das teorias mais influentes na área de gestão de pessoas e tem sido aplicada por empresas em todo o mundo. Nela, ele oferece uma perspectiva única sobre a motivação no ambiente de trabalho e fornece aos gerentes um conjunto de ferramentas que podem ser usadas para aumentar a satisfação e a motivação dos funcionários. 

Trouxemos aqui alguns dos principais benefícios da teoria dos Dois Fatores aplicada às empresas. 

Aumento da produtividade

Quando os funcionários estão motivados e satisfeitos com seu trabalho, eles tendem a ser mais produtivos e a trabalhar com mais eficiência. A teoria de Herzberg ajuda as empresas a identificar os fatores que levam os funcionários a se sentirem mais motivados e felizes. 

Retenção de talentos 

Funcionários felizes e satisfeitos tendem a continuar em seus empregos. Empresas que conseguem reter talentos e diminuir a rotatividade dos colaboradores ganham celeridade na produção e reduz custos com novas contratações. 

Melhoria na cultura organizacional 

A teoria de Herzberg incentiva as empresas a criar uma cultura organizacional que promova a satisfação e a motivação dos funcionários. Isso pode levar a um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, onde os funcionários se sentem valorizados e respeitados. 

Aumento da criatividade e inovação 

Outro aspecto positivo de manter funcionários e equipes satisfeitas se dá porque pessoas motivadas tendem a ser mais criativos, inovadores e trazer melhores soluções para dentro das empresas. 

A inovação é um dos pontos altos do momento atual em que a tecnologia se destaca como um dos principais motores do desenvolvimento das empresas. Aprender a motivar funcionários para que possam trazer inovação pode ser um diferencial competitivo para novos negócios, produtos e serviços. 

Conclusão 

O trabalho de Herzberg foi amplamente reconhecido ao longo de sua carreira, tendo sido reconhecido com prêmios e honrarias de destaque. Confira os principais prêmios que Frederick Herzberg recebeu durante sua vida: 

● Em 1968, Herzberg recebeu um Doutorado Honoris Causa em Administração pela Universidade de Montreal; 

● Em 1972, Herzberg recebeu o Prêmio Internacional de Administração da American Management Association, por sua contribuição à teoria e prática da gestão.

● Em 1984, Herzberg recebeu o Prêmio Douglas McGregor de Liderança, concedido pela Faculdade de Administração de Harvard, em reconhecimento à sua liderança e contribuição significativa para a teoria e prática da gestão.

Além desses prêmios, Herzberg também recebeu várias outras honrarias, incluindo a medalha de ouro da Academia Americana de Realização de Vida, a medalha Wilbur M. McFeely da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos. 

Frederick Herzberg faleceu em 19 de janeiro de 2000, aos 76 anos, em sua casa em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos. Sua morte foi resultado de uma insuficiência cardíaca congestiva.O seu legado como um teórico influente na área da administração de empresas permanece vivo até hoje, e suas ideias continuam a ser estudadas e aplicadas em organizações em todo o mundo. 

Bom trabalho e grande abraço! 

Rafael José Pôncio, PROF. ADM.




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domingo, 1 de outubro de 2023

Saiba tudo sobre a Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi

A Espiral do Conhecimento ou SECI pode otimizar a transferência do conhecimento entre os colaboradores e assim impulsionar a inovação e o crescimento do seu negócio.

A razão para isso é que, através deste modelo de gestão do conhecimento, é possível transmitir os aprendizados adquiridos através das experiências dos funcionários mais antigos para os mais novos de uma forma sistematizada.

Continue a leitura de saiba os motivos para estudar a Espiral do Conhecimento, quais são as suas etapas e como proporcionar uma cultura de aprendizagem no seu negócio.

Por que aprender sobre a Espiral do Conhecimento?

A chegada de um novo colaborador dentro da empresa é sempre um desafio, é natural que ele leve um tempo para se familiarizar com a equipe, com os processos e com as novas funções, mas se você utilizar a Espiral do Conhecimento é possível facilitar esse momento.

Isto acontece porque esse modelo detalha todo o processo de criação do conhecimento nas organizações de uma maneira cíclica,  para que seja mais fácil disseminá-los para os outros funcionários.

Além disso, com esse modelo fica mais fácil que os colaboradores mais experientes passem os aprendizados práticos. Desta forma a empresa retém os conhecimentos dos colaboradores mais talentosos e pode promover melhorias contínuas através deles.

Classificações do conhecimento segundo Nonaka e Takeuchi

Os professores da universidade japonesa Hitotsubashi, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi desenvolveram diversos estudos relacionados ao conhecimento organizacional e a criação do conhecimento.

Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o livro “ The Knowledge Creating Company” (A Empresa Criadora de Conhecimento), no qual eles apresentam a Espiral do Conhecimento.

Para esses dois estudiosos,  há duas formas principais de conhecimento, o tácito e o explícito, agora vamos conhecer melhor cada um deles.

Conhecimento Tácito

A palavra tácito vem do latim e significa silencioso, ou seja, é o conhecimento que surge a partir das experiências que temos ao longo da vida, muitas vezes até passando quase despercebido.

Por essa razão, é uma das formas de conhecimento mais difíceis de serem transferidas de maneira formal, através de aulas, por exemplo, já que o próprio indivíduo muitas vezes não sabe explicar como adquiriu esse aprendizado.

Nas organizações é fácil de saber quem possui este conhecimento. Um exemplo é são os vendedores mais experientes, que só de olhar para os futuros clientes já sabem quais são as melhores táticas para apresentar os produtos e persuadi-los a comprar.

Conhecimento Explícito

Outra forma de conhecimento apresentada por Nonaka e Takeuchi e que foram utilizadas para embasar a Espiral do Conhecimento é o conhecimento explícito, também com origem no latim, esta palavra significa declarado, dito.

Ao contrário do conhecimento tácito, esses aprendizados acontecem por meio de leitura e estudos em documentos formais como vídeos, livros, normas, etc. O maior exemplo são os livros acadêmicos, mas não se resume a isso, se você reproduz a receita de um livro de culinária, por exemplo, está fazendo uso do conhecimento explícito.

Dentro das organizações você encontra esta forma de aprendizado através dos manuais que detalham as atividades de um determinado setor ou função e os bancos de dados com informações sobre os clientes.

A partir da percepção dessas duas formas de criar conhecimento,  Nonaka e Takeuchi pensaram em uma maneira de uni-los, e assim surgiu a Espiral do Conhecimento.

Etapas da Espiral do Conhecimento

Como já mencionei, um dos grandes desafios para a gestão do conhecimento nas empresas é passar as experiências e informações adquiridas pelos colaboradores para os outros, e assim melhorar o desempenho do negócio como um todo.

Para isso, Nonaka e Takeuchi criaram um modelo de conversão do conhecimento do tácito em conhecimento explícito que funciona em 4 etapas de forma cíclica, como uma espiral: socialização, combinação, externalização e internalização, conforme imagem feita pelo SEBRAE.

Socialização

A primeira etapa da Espiral do Conhecimento é a socialização, nela acontece a transmissão de um conhecimento tácito de um colaborador para outro. Esta troca ocorre através de uma mentoria, trabalho em equipe ou brainstorming.

Mas além disso, a socialização também surge da observação, quando um novo funcionário assiste o outro atendendo aos clientes, por exemplo.

Por isso, é importante criar um ambiente no qual a interação entre os membros seja estimulada, permitindo que as trocas aconteçam e assim o conhecimento seja transmitido.

Externalização

Passada a etapa de socialização vamos para a externalização, quando o conhecimento tácito e passado para o explícito.

Essa fase bastante delicada do processo, pois como já comentei o conhecimento tácito é mais difícil de ser comunicado, então o que se busca nesta fase é facilitar o processo.

Para chegar neste objetivo são criadas ferramentas que facilitem o acesso do conhecimento para outros membros da empresa. Alguns exemplos são: elaboração de um manual técnico a partir de um brainstorming com os colaboradores e a criação de um diagrama para solucionar problemas.

Combinação

Nessa etapa da Espiral do Conhecimento, um conhecimento explícito é transformado em outro conhecimento explícito, combinando eles para ampliar a sua capacidade de aprendizagem.

Durante esse processo surgem muitas ideias inovadores que produzem um novo conhecimento. Uma maneira de aplicar isso nas empresas é fazer reuniões entre os setores para que juntos encontrem a solução para determinado problema.

Internalização

A internalização é o encerramento do ciclo, quando o conhecimento explícito já foi tão bem incorporado que ele passa a ser tácito, isto é, quando o colaborador já compreende tão bem que já está no “modo automático”.

Gostou de aprender mais sobre a Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi e como colocá-la em prática? Por meio desta estratégia é possível criar novas ideias, melhorar a tomada de decisão e incentivar a participação dos colaboradores levando ao crescimento do seu negócio.

Cultura da aprendizagem nas organizações

Para que a Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi faça parte do dia a dia da empresa é muito importante criar uma cultura que estimule aprendizagem. Para facilitar este processo fiz uma lista com iniciativas para incluir na rotina da sua empresa.

Forneça e incentive os feedbacks

Por mais que essa seja uma dica bastante óbvia, vale a pena sempre reforçar que é importante criar um ambiente seguro para os colaboradores exporem a sua opinião.

Uma forma de fazer isso é incluir esses momentos no cronograma da empresa, como um one a one (conversas rápidas entre gestores com membros da equipe) mensal.

Invista em treinamento e desenvolvimento

Promover capacitações é uma ótima maneira de estimular uma cultura de aprendizagem. Mas além das atividades relacionadas a função é importante trazer temas que complementam a vida profissional dos colaboradores.

Lembrando que muitas vezes não são necessários grandes investimentos nestas atividades, a própria gestão pode contribuir compartilhando os seus conhecimentos e experiências.

Estabeleça uma relação entre o que é aprendido e o ambiente de trabalho

Para manter o interesse dos funcionários na busca pelo conhecimento é fundamental conectar os conhecimentos adquiridos através dos treinamentos, manuais e reuniões com o dia a dia da empresa.

Realizar tarefas e testes, buscar soluções para situações vivenciadas no negócio, fazer estudos de caso são algumas maneiras de unir o conhecimento teórico (explícito) à prática.

Seguindo essas dicas já será possível começar a desenvolver uma cultura de aprendizagem dentro do seu negócio.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 24 de junho de 2023
Especial: artigos no Jornal da Tribuna
Link fonte: 
https://jornaltribuna.com.br/2023/06/saiba-tudo-sobre-espiral-do-conhecimento-de-nonaka-e-takeuchi/



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sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Robert Cialdini, o pai da persuasão e influência

Na era da informação digital, prender a atenção do público desejado é uma missão das mais difíceis. Na internet, as distrações são enormes, assim como a quantidade de ofertas. Tudo parece ser uma ‘oportunidade imperdível’ e inadiável.
Esse mecanismo de compra no digital é conhecido por todos, e possivelmente algum gatilho mental já capturou a sua atenção, despertando o desejo da compra, certo? Os gatilhos mentais e as técnicas de persuasão fazem parte da rotina dos profissionais do marketing e publicidade. É possível que você utilize alguns em sua estratégia de vendas no seu negócio, mas você sabe quem os criou?
Robert Cialdini, é um renomado professor das áreas de marketing e psicologia e autor americano que se tornou conhecido por seu trabalho sobre persuasão e influência. Ele é considerado uma das principais autoridades no campo da persuasão, e suas ideias e teorias são amplamente utilizadas em áreas como marketing, vendas, negociação e também na política.
No artigo de hoje, iremos conhecer mas sobre Robert Cialdini, o pai da administração que trouxe insights que revolucionou o marketing de vendas. Também iremos conhecer sobre a sua vida e carreira acadêmica, além de aprender os 6 pilares fundamentais explorados no livro As armas da persuasão, a sua obra mais famosa.
Neste artigo, discutiremos a infância de Cialdini, sua carreira de estudos, suas principais ideias e abordaremos os princípios fundamentais do seu livro mais famoso, "As Armas da Persuasão", publicado em 1984.

Infância e estudos de Cialdini

Robert Cialdini nasceu em 27 de abril de 1945, em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos. Ele cresceu em uma família de classe média, de origem italiana. Muito cedo, Cialdini se interessou por psicologia e comportamento humano, influenciado pela leitura de livros populares sobre psicologia na época.
Ele frequentou escolas católicas durante a maior parte de sua vida. Sua mãe era uma vendedora habilidosa e seu pai era um professor universitário, que certamente o influenciou para seguir na área acadêmica. Cialdini sempre se interessou em entender como as pessoas se comunicam e se relacionam e o poder que a influência exerce nas relações.
Em relação aos estudos, fez a sua graduação em psicologia na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Alguns anos depois recebeu seu Ph.D. em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte.
Após receber o título de doutor, Cialdini se tornou professor universitário, assim como fez seu pai, de psicologia na Universidade do Novo México. Mais tarde lecionou na Universidade do Arizona, onde atualmente é professor emérito de psicologia e marketing.
Durante a sua extensa carreira, Cialdini escreveu vários livros e artigos sobre persuasão e influência, incluindo "Influence: The Psychology of Persuasion", "Yes! 50 Scientifically Proven Ways to Be Persuasive" e "Pre-suasion: A Revolutionary Way to Influence and Persuade".

Principais ideias de Cialdini

Os seus trabalhos de pesquisa incluem estudos sobre comportamento de consumidores, negociações, propaganda, caridade e outras questões relacionadas à persuasão. Dessa forma, as suas principais ideias estão relacionadas ao poder da persuasão e à forma como somos influenciados a tomar decisões.
Em "As Armas da Persuasão", Cialdini aborda os 6 princípios fundamentais da influência, como são utilizados pelas marcas para vender e como podemos nos proteger de influências indevidas.
Ele apresenta vários exemplos, como o caso de como as técnicas de vendas são usadas em concessionárias de automóveis e como os vendedores de enciclopédias usavam o princípio da reciprocidade para conseguir vendas. Ele também descreve inclusive como algumas denominações religiosas usam técnicas de persuasão para captar novos fiéis.

Confira quais são os seis princípios e o que ele tem a dizer sobre eles:

Reciprocidade 

Diz respeito ao fato de que as pessoas tendem a se sentir compelidas a retribuir favores ou presentes que recebem. Esse princípio pode ser aplicado em diferentes contextos de vendas e negociação, por exemplo, ao oferecer uma amostra grátis, o consumidor muitas vezes se sente compelido a efetivar a compra.

Compromisso e coerência 

Refere-se ao fato de que as pessoas tendem a ser mais persuadidas quando já se comprometeram anteriormente com algo relacionado ao assunto. Por exemplo, se alguém se comprometeu a participar de uma pesquisa sobre um determinado tema, é mais provável que essa pessoa se sinta inclinada a concordar com as conclusões da pesquisa.

Aprovação social 

É baseado no fato de que as pessoas tendem a seguir comportamentos que são considerados normais ou aceitáveis por um determinado grupo. Por exemplo, uma campanha publicitária pode utilizar depoimentos de celebridades ou pessoas influentes para persuadir os consumidores a comprar um produto. É comum em sites de hotéis constar depoimentos e hóspedes, o que funciona como prova social e reforço. 

Autoridade 

O quarto princípio, autoridade, diz respeito à tendência das pessoas em seguir e respeitar figuras de autoridade que transmitem credibilidade. Tática muito comum entre os influenciadores digitais. Por exemplo, um médico pode ser mais persuasivo na hora de recomendar um medicamento do que uma pessoa leiga. 

Escassez 

As pessoas tendem a valorizar mais algo que é percebido como raro ou limitado. Por exemplo, um anúncio pode informar que uma promoção só é válida por tempo limitado para aumentar a urgência de compra. Um outro exemplo bastante comum do gatilho de escassez, são as chamadas fortes para levar o consumidor a efetivar a compra, por exemplo: a mensagem de “últimas unidades disponíveis”, quando se está buscando um par de sapatos na internet. 

Afinidade 

Por fim, o sexto princípio, afinidade, se baseia no fato das pessoas em seguir ou concordar com aqueles que elas consideram similares ou afins. Por exemplo, um vendedor pode tentar criar empatia com o cliente encontrando interesses em comum. Assim, é comum que faça uma série de perguntas iniciais buscando criar essa relação de aproximação com o cliente. 
Ao longo do livro, Cialdini explora cada um desses princípios com exemplos práticos e estudos científicos. Ele também alerta para os riscos da manipulação e como as pessoas podem se proteger das táticas persuasivas.

Outros fatos relevantes de Cialdini 

Além dos livros publicados e milhões de cópias vendidas, Cialdini também recebeu diversos prêmios ao longo da sua carreira. 
Ele recebeu o prêmio Distinguished Scientific Achievement em Psicologia da Personalidade e Psicologia Social da Associação Americana de Psicologia, em 1999. O prêmio é um dos mais prestigiosos da psicologia social e foi concedido a Cialdini por suas contribuições significativas para o campo. 
Em 2014, recebeu o prêmio de Excelência em Comunicação Aplicada da Associação Internacional de Comunicação, que reconheceu a obra de Cialdini sobre persuasão e como ela pode ser aplicada na comunicação. 
O prêmio de Livro de Negócios do Ano da Biblioteca de Executivos foi entregue em 2009, um reconhecimento ao livro "Yes! 50 Scientifically Proven Ways to Be Persuasive", como um dos melhores livros de negócios do ano pela Biblioteca de Executivos. 
Outro prêmio de destaque é Distinguished Contributions to Applications of Psychology to Marketing Award concedido pela American Marketing Association, em 2018, que reconheceu as contribuições de Cialdini para a aplicação da psicologia social ao marketing. 
Diversos profissionais, como publicitários, vendedores, políticos e qualquer pessoa interessada em comunicação e psicologia buscam seus materiais hoje e continuarão fazendo por muitos anos mais. O estudo da obra de Cialdini é essencial para quem deseja compreender melhor as técnicas de persuasão utilizadas em diferentes contextos e como se proteger delas. 
Bom trabalho e grande abraço! 
Rafael José Pôncio, PROF. ADM.




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terça-feira, 26 de setembro de 2023

Programa 5s: como funciona, benefícios e desafios

Descubra como o Programa 5S é na prática, quais as vantagens para o seu negócio e as principais dificuldades para a sua implementação.

O Programa 5s é uma técnica de gestão criada no Japão muito conhecida para melhorar a organização dos espaços para manter a fluidez das tarefas. Podendo ser utilizada tanto no mundo corporativo quanto na vida pessoal, ela funciona como um guia com boas práticas para trazer mais eficiência no dia a dia.

Continue a leitura e descubra como essa metodologia funciona, como é possível utilizá-la nas empresas para obter benefícios e quais são os principais desafios da sua implementação.

O que significa cada S do sistema

O Programa 5s é baseado em cinco palavras de origem japonesa que guiam cada etapa do funcionamento da ferramenta para trazer mais eficiência e controle para as empresas.

Seiri (Senso de utilização)

O primeiro “S” diz respeito à necessidade dos objetos no local de trabalho, afinal muitas vezes a equipe acaba acumulando materiais que nem sempre são utilizados no dia a dia.

Nesta etapa, deve-se olhar para os equipamentos, materiais e documentos para avaliar a frequência de uso e se é realmente necessário mantê-los ali.

Desta maneira você aumenta a concentração e produtividade da equipe, pois retira tudo que pode causar distração e ainda otimiza o ambiente.

Seiton (Senso de ordenação)

Agora que os itens já foram separados, é hora de organizar o local de trabalho, a ideia é deixar “a mão” apenas os materiais que são utilizados com mais frequência, guardar o que é usado de forma esporádica e descartar o que não é inútil. Então, é hora de arrumar a mesa, organizar os documentos e pastas do computador.

Vale destacar que o senso de ordenação do Programa 5S deve estar presente também no dia a dia da empresa para evitar que os itens voltem a se acumular.

Seiso (Senso de limpeza)

Além de manter o ambiente organizado é fundamental que ele também fique limpo, assim os colaboradores terão um espaço mais agradável, produtivo e saudável.

Para que essa etapa seja realizada é muito importante despertar o senso de compromisso nos funcionários, assim cada um faça a sua parte para que o local de trabalho fique bem cuidado.

Nesta fase também é feito conserto de equipamentos estragados ou que causem desconforto para os colaboradores,  como uma impressora que não está funcionando adequadamente ou uma cadeira que está com problemas no ajuste do assento.

Seiketsu (Senso de padronização)

Para que o Programa 5S se torne de fato uma rotina dentro da empresa foi criada esta etapa. Como o nome indica, o objetivo é padronizar o que já foi feito nas fases anteriores para que elas façam parte da rotina do negócio.

Por isso, são definidas as pessoas que ficarão responsáveis para manter a continuidade da técnica e motivar os demais membros da equipe para cuidar do ambiente de trabalho conforme o que foi feito antes.

Shitsuke (Senso de autodisciplina)

A última etapa está relacionada à disciplina indispensável para prosseguir com a aplicação do Programa 5S e torná-lo parte da cultura da empresa, sem que sejam necessários estímulos dos gestores.

Para chegar a este resultado é importante capacitar os colaboradores para que eles possam praticar as fases anteriores proativamente, pois desta forma ela se tornará parte da empresa e todos poderão colher os frutos de um ambiente de trabalho mais organizado e agradável.

Vantagens do Programa 5S

Executar a metodologia trará diversos benefícios para a sua empresa que ajudarão a atingir excelentes resultados. Conheça agora quais são elas:

Organizar o ambiente de trabalho

A dificuldade de manter o local de trabalho organizado pode provocar muitos problemas como a perda de documentos importantes, desperdício de tempo e até levar a acidentes de trabalho.

Mas colocando o Programa 5S em prática, só haverá espaço para o essencial tornando o ambiente mais agradável e saudável.

Aumentar a produtividade dos colaboradores

Este com certeza é uma das maiores vantagens do 5S para as empresas, pois com a sua aplicação os funcionários ficam mais focados nas suas atividades sem perder tempo à procura de documentos ou instrumentos de trabalho, por exemplo.

Além disso, como está tudo limpo e organizado, o local de trabalho passa a ser um ambiente propício para a produtividade e favorável a construção de ideias já que os colaboradores não precisam se preocupar tanto com o que não é essencial.

Reduzir os custos

A falta de organização pode levar ao desperdício e acúmulo, o que por sua vez, gera despesas desnecessárias. Quando o Programa 5S é aplicado, os gestores conseguem identificar o que é realmente fundamental para a empresa, reduzindo os custos.

A metodologia também possibilita um melhor gerenciamento do tempo e do espaço físico utilizado pelos colaboradores, otimizando ainda mais o uso dos recursos disponíveis.

Melhorar na qualidade de produtos e serviços

Além de contribuir para o bem-estar dos colaboradores, o Programa 5S também pode aprimorar as mercadorias da empresa, pois com a padronização é possível evitar erros e manter a consistência na entrega dos produtos e serviços do negócio.

Facilidade de implementação

Como já comentamos, essa técnica pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa, em órgãos públicos e até na sua vida pessoal, melhorando relacionamentos e também a maneira de lidar com a rotina diária.

Outro motivo que facilita a aplicação do Programa 5S é que são necessários poucos recursos para colocá-lo em prática, de fato, o que mais faz a maior diferença para que ele seja um sucesso, é o compromisso das pessoas.

Favorece a aplicação de outras metodologias

Ao implementar a metodologia cria-se um ambiente favorável para a utilização de outras ferramentas como o 5W2H, o Kaizen e o Diagrama de Ishikawa.

Desafios que podem surgir na implementação do Programa 5S

Durante as mudanças dos processos em um negócio é natural que surjam dificuldades. Pensando nisso, trouxe alguns eventuais desafios que podem aparecer durante a aplicação da metodologia para você se preparar.

Manter o engajamento da equipe

Como já pontuamos, um dos fatores essenciais para que o Programa 5S atinja os resultados é o compromisso da equipe. Então times com uma rotatividade alta e com dificuldades de engajamento podem comprometer bastante o sucesso da implementação.

Falta de compreensão dos conceitos

Quando cada etapa não é compreendida, será mais difícil alcançar os resultados esperados. Por exemplo: confundir o Seiso com uma simples limpeza. Por isso, pesquisar as melhores formas de apresentar e treinar a equipe é essencial para a implementação e manutenção do Programa 5S.

Resistência às mudanças

A aversão às mudanças é algo natural nos seres humanos e pode dificultar a implementação do Programa 5S. Uma maneira de minimizar este aspecto é deixar claro os benefícios que os colaboradores terão com a aplicação da técnica. Também começar de forma lenta, sem grandes transformações, pode diminuir os conflitos.

Ausência da promoção contínua do Programa 5S

Muitas vezes as empresas limitam o uso da técnica a apenas um período, no começo do ano e no final, geralmente. Porém para chegar ao nível de excelência com o 5S é importante garantir a continuidade do programa e a perseverança do novo modelo de atuação.

Agora que você já conhece o Programa 5S, as suas vantagens e desafios,  está disposto a aplicá-lo no seu negócio?

Bom trabalho e grande abraço.,

Autor: Prof. Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 02 de setembro de 2023 Especial: artigos no Jornal Tribuna
Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2023/09/programa-5s-como-funciona-beneficios-e-desafios




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